segunda-feira, 16 de março de 2015
A Mesa das Vedetes
Na rua Álvaro Alvim, no RJ , além do teatro Rival , havia num edifício no décimo andar, na esquina da Cinelândia, um Clube de Jogo de Cartas. O Clube era de um banqueiro de jogo do bicho chamado Amoroso. Lá jogavam deputados, jogadores e treinadores de futebol, vereadores, empresários, artistas e vedetes do teatro de revista.Muito inteligente, Amoroso criou uma mesa só de vedetes cujo barato ( lucro ) daquela mesa na noite era da vedete do dia. Assim Nélia Paula, Angelita Martinez, Isa Rodrigues, Esther Tarcitano e eu tinhámos um dia de jogo sem pagar. De segunda a sexta , cada vedete formava sua roda de parceiros e ficava com o lucro. Era um chamariz para o Clube e um dinheiro para as vedetes que gostavam de jogar cartas. Havia mesas de vários cacifes ( dinheiro ): muito alto, médio e baixo. Engraçado que todo jogador tinha sua cabula, uns não gostavam que olhassem suas cartas, outros que usassem seus cinzeiros e aqueles que se ganhassem apoiados nos cotovelos assim ficavam toda a noite. Quem me ensinou a jogar cartas foi Silva Filho . Quando começamos a namorar, ele marcava um cinema e não aparecia, eu ligava para o Clube e lá estava ele jogando! De tanto marcar e não cumprir, ele resolveu me levar para o Clube do Amoroso , que era na Senador Dantas e me ensinou tudo sobre carteados ! Vi muita gente perder tudo o que tinha na mesa do jogo. Vi homens, mulheres tão viciados que até a vergonha perdiam. E como era triste acompanhar a queda de um viciado ! Uma vez a Nélia Paula, que foi uma grande perdedora me disse: " deveria haver uma ajuda para os viciados em jogo como eu, uma entidade qualquer como tem para o alcoolismo..." e havia muita dor e tristeza nas suas palavras ! Sei tantas histórias de jogadores viciados que dava para escrever um livro ! Uma noite na Mesa das Vedetes um homem ganhou a primeira jogada e não queria sair da mesa, para fazer xixi, com medo da sorte lhe abandonar. Foi aguentando até que urinou ali mesmo ! Foi um horror !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEloina sou seu fã, tenho várias revistas antigas com suas fotos, você realmente era uma garota "enxuta".
ResponderExcluirAdoro as histórias que você conta dessa época das grandes vedetes.
Obrigada, Alexandre. É muito bom saber que alguém lê estas recordações !
ExcluirÉ uma pena que o Brasil é um País que não dá valor a sua história, é muito difícil achar material da época do Teatro de Revista e de seus artistas. Se você pudesse gostaria muito de receber uma foto auto grafada sua para eu guardar e enriquecer minha coleção de filmes, discos e revistas de vedetes.
ResponderExcluirParabéns você é uma grande artista e uma vencedora. Obrigado.